terça-feira, 29 de março de 2011

50 ANOS DO NAVIO FUNCHAL

50 anos é obra!
Lembro-me de viajar pela primeira vez com 5 anos neste navio. Ainda cheirava a tinta acabado de sair do estaleiro numa viagem Lisboa-Funchal. Possivelmente será o/ou um dos mais antigos navios de cruzeiro em actividade. 
Acabo de descobrir um artigo interessante no Diário de Noticias do Funchal,  de 1964 que transcrevo na íntegra:

"Os 3 anos de serviço do N.T. Funchal na imprensa dinamarquesa - 16/12/1964.
O maior jornal dinamarquês o "Berlingske Tidende" de Copenhagen, publicou recentemente a seguinte noticia:
"Por iniciativa de terem passado 3 anos desde a entrega do navio de passageiros Funchal aos armadores, Empresa Insula de Navegação, de Lisboa, esta Companhia dirigiu aos estaleiros construtores Helsingor Skibsvart, da Dinamarca, uma carta muito lisonjeira. A carta refere-se ao navioem termos muito elogiosos e agradece aos construtores a sua colaboração, tanto durante a construção, do navio como após a sua entrada ao serviço.
O facto excepcional de um armador, passado tanto tempo, sentir a necessidade de exprimir a sua satisfação com a qualidade de um navio que lhe foi entregue, é justo motivo de orgulho para os estaleiros construtores. Os estaleiros agradecem telegráficamente a gentileza da E.I.N., desejando ao mesmo tempo que o Funchal continue a dar plena satisfação".

Os tempos já não são o que eram! Cartas de agradecimento são coisas raras, mas é de salientar que volvidos 50 anos, serão motivo de orgulho nacional que empresas como a Insulana tenham tido a gentileza de agradecer o desempenho de um produto de excepcional qualidade. A provar, nada melhor do que a sua longevidade e desempenho neste meio século ao serviço, com a bandeira nacional hasteada!

Sem comentários:

Enviar um comentário