domingo, 4 de julho de 2010

NOVOS TRABALHOS DE FERNANDO LEMOS GOMES

O grande pintor madeirense Fernando Lemos Gomes, acaba de executar mais algumas pinturas para as Comemorações dos 100 Anos da República. De cima para baixo, podemos ver o "LIMPOPO" em limpeza no Algarve, os submarinos "FOCA" "GOLFINHO" e "HIDRA" e por fim o "BEIRA" em Cabo Verde.

1 comentário:

  1. Felicitações pelo interessante Blogue CAIS REGIONAL e comentando sobre os submarinos, certamente quando o governo de então encomendou não dois mas quatro unidades, se calhar Portugal era um pais milionário e não tão pobre como se diz, porque praticamente não houve polémica, e ainda não era governado pelo Senhor dito ditador.
    Pois nessa época Portugal foi um dos primeiros poucos países a possuir a arma submarina, que sempre foi uma das mais caras, que era uma novidade,pois da passagem por Espanha do ESPADARTE encomendado aos estaleiros de La Spezia em 1907 e entrado ao serviço em 1913, os "nuestros hermanos" correram ao cais a admirar a nova arma e quedaram-se muito espantados de boca aberta.
    Poucos anos depois vieram os três restantes FOCA, GOLFINHO e HIDRA, que formaram a 1ª esquadrilha de submersíveis da Armada Nacional, que duraram até aos anos 30.
    Todos ele serviram durante WWI no patrulhamento disuasor ao longo da costa Portuguesa.
    O HIDRA, em certa ocasião, no estuário do Tejo em manobras de demonstração submergiu e foi por uma unha negra que lá não ficou com a sua equipagem.
    Saudações marítimo-entusiásticas
    Rui Amaro - Blogue O PILOTO PRÁTICO DO DOURO E LEIXÕES e do NAVIOS Á VISTA.

    ResponderEliminar